Congregação

CONHEÇA

História

A Congregação das “Filhas da Caridade Canossianas” é uma congregação religiosa católica de origem italiana, que tem como fundadora Santa Madalena de Canossa. “Servas dos Pobres’’ como Madalena, são chamadas e habilitadas, por Carisma, a contemplar o Maior Amor: Cristo Crucificado e a comunicá-lo buscando somente a glória de Deus e a salvação de todos os homens, numa vida de Consagração, de comunhão e de humilde serviço na evangelização, na educação e na assistência a quem sofre. Atualmente, as Filhas da Caridade estão nos 5 continentes do mundo e em 7 cidades 5 Estados do Brasil.

 

Santa Madelena de Canossa, nasceu em Verona na Itália, no dia 1º de março de 1774, de família nobre dos Canossa. Uma mulher audaciosa que atravessa o limiar do seu tempo ultrapassando os esquemas da sua cultura. De nobre que era, se fez pobre. Em 08 de maio de 1808 deixou sua nobreza para assumir a caridade de Deus ao serviço dos mais pobres. Com algumas companheiras foi para São Zeno, um dos bairros mais pobres da cidade de Verona, dando vida às Filhas da Caridade Servas dos Pobres. Atenta aos mais pobres, Madalena os serve com coração de Mãe e fervor de apóstola. ‘‘A Caridade é um fogo que se alastra e tudo procura abrasar’’ e Madalena abre o coração ás urgentes necessidades de outros lugares, fundando Casas e enviando as Irmãs, que já faziam parte de sua Instituição . Madalena obtém a aprovação das Regras em 1828.

 

Morreu em Verona, assistida pela Irmãs do Instituto, na sexta-feira da Paixão do dia 10 de abril de 1835. Foi proclamada Santa em 02 de outubro de 1988. Com sua vida e com seus escritos Madalena lançou um grito: ‘‘Trata-se do mais…’’ Atuar a ‘‘cultura do mais’’ de ‘‘ser mais, dar mais e ousar mais’’ na humildade e na caridade.

 

O Dom que as, Filhas da Caridade Canossianas, e Servas do Pobres, recebem do Alto, é um dom precioso que as realiza como pessoas de Cristo e as habilita a penetrar o Coração de Deus, na sua expressão mais eloquente: Jesus Crucificado, para exprimir esse Amor sem limites, através do anúncio do Evangelho, da educação e da promoção dos mais necessitados. O Espírito amabilíssimo e generosíssimo de Jesus Crucificado e Ressuscitado, é a medida do amor da Canossiana. Com gratidão, a Canossiana, participa à missão salvadora de Cristo com uma vida de: plena dedicação a Deus; de comunhão com as irmãs e os irmãos; de humilde serviço a todos, com Maria, Mãe da Caridade ao pé da cruz. Somos chamadas a contemplar, experimentar e partilhar o amor incondicional do Pai a cada pessoa, amor este que se exprime em sumo grau no ‘‘espírito amabilíssimo, generosíssimo, pacientíssimo’’ do Filho que livremente dá a sua vida por todos.

 

A missão se concretiza nos Ministério de Caridade:

Educação: instruir formar e habilitar o ser humano, tendo como objetivo a formação do coração, utilizando-se de métodos preventivos e promocionais. Amabilidade e firmeza, familiaridade e respeito, gratuidade e alegria são os estilos para se obter uma boa formação.

Evangelização: Participa da missão da Igreja de anunciar o Evangelho a todos, atuando na formação de lideranças e na espiritualidade. O motivo que nos inspira à Ação Evangelizadora é Caridade, o amor de Deus plenamente expresso no Cristo Crucificado.

Assistência a quem sofre: Tem por finalidade despertar nos doentes, e em toda realidade de sofrimento humano, a experiência da bondade de Deus, repetindo a profunda solidariedade que o Senhor Jesus viveu e propôs. Confortar, instruir, assistir e cuidar são as ações que caracterizam esse serviço.