Quem somos


CONHEÇA

Nossa história

O dia 1º de outubro de 1961 ficou marcado pela chegada das Irmãs da “Congregação das Filhas da Caridade – Canossianas” em Joinville (SC). Com o objetivo de amparar aos mais necessitados, elas também almejavam conduzir a Escola Primária Tupy, que na época atendia os filhos de funcionários da empresa. Iniciou-se então, em 1962, a construção do “Colégio das Madres” para abrigar a residência das Irmãs e para desenvolver diversas atividades de assistência social, atendimento ambulatorial, cursos de corte e costura e de culinária.

Impulsionadas pela missão, idealizaram o Jardim Bakhita, uma Associação Beneficente sem fins lucrativos, localizada anexo a Casa das Irmãs, na Rua Helmuth Fallgatter, nº1925, no bairro Boa Vista. Atualmente, a entidade é referência em Educação Infantil no município, atendendo crianças de 2 à 5 anos (Maternal I e II e Jardim I e II) e se destaca pelo método de Educação Canossiana que prioriza a amabilidade e firmeza, familiaridade e respeito, solidariedade e alegria, compromisso e seriedade.

A instituição recebeu este nome em homenagem a Santa Josefina Bakhita, primeira Irmã Canossiana africana. De origem humilde, foi escrava e quando livre se tornou cristã, dedicando a sua vida para propagar a palavra de Fé e de Esperança. Irmã Morena, como era chamada a Santa Bakhita, foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1º de outubro de 2000. Sempre será lembrada pela alegria contagiante e a maneira como se comunicava com pais e crianças das Escolas da Congregação. Santa Bakhita, rogai por nós.